Inicio | Apresentação | Programação | Simpósios Temáticos| Fale Conosco

Voltar

Grupo Ação Griô

Um projeto do ministério da cultura, convidados pela URCA através do professor Prof. Dr. Titus D. Riedl , participantes desses projetos senhoras com mais de 65 anos de idade, contadores de história, assim dar-se o nome do grupo "AÇÃO GRIÔ" O Griô é um caminhante, cantador, poeta, contador de histórias, genealogista, mediador político. É um educador popular que aprende, ensina e se torna a memória viva da tradição oral. Ele é o sangue que circula os saberes e histórias, as lutas e glórias de seu povo dando vida à rede de transmissão oral de uma região e de um país. Tendo como mestre o João Pereira de Caldas, todos da academia de cordelistas do Crato, Maria do Rosário Lustosa da Cruz, Anilda Figueiredo, Alfemar Morais, Francisca Nezite Alencar, ainda compõe com o aprendiz Pedro Enesto "Tranquilino ripuxado".
Partindo do pressuposto que todo Griô tem uma pedagogia para transmitir oralmente seus saberes, vem desenvolvendo a pedagogia griô que se inspira principalmente neste jeito de ensinar e de aprender que faz tantos saberes atravessarem séculos e séculos no ambiente de exclusão social, criando espaços de inclusão social e re existência.
(A palavra griô foi abrasileirada pelo Grãos de Luz e Griô e vem de griot em francês que traduz a palavra Dieli na língua bamanan do Mali, noroeste da África)