Inicio | Apresentação | Programação | Simpósios Temáticos| Fale Conosco

Voltar

Exposição no teto: Festividades de Santo Antônio 2008

Esse projeto tem como tema: Representações e Expressões – Tenda do Santo Antonio. Realizado na Cidade de Barbalha – Ce, através da exposição de fotos no teto do Departamento de História da universidade URCA. Sobre a perspectiva de obter aprofundamento nas várias apresentações artísticas que aconteceram simultaneamente na Festa do Pau da Bandeira 2008.
O objetivo desse projeto é obter o aprendizado sobre os elementos que foi, e são história.
A justificativa surgiu da necessidade de aprofundar os conhecimentos acerca da história, importância e influência para a região. A escolha do tema surgiu por considerarmos o estudo da Festa do Pau da Bandeira de suma importância para a aprendizagem de patrimônios culturais.
Com base nesse estudo realizado observamos que nos últimos anos, o conceito patrimônio cultural adquiriu um peso significativo no mundo ocidental. Um discurso patrimonial referido aos grandes monumentos artísticos do passado, interpretados como fatos destacados de uma civilização, se avançou para uma concepção de patrimônio entendido como o conjunto dos bens culturais, referente às identidades coletivas.
Com a ampliação do conceito de patrimônio cultural, expresso em nossa atual Constituição, abrem-se perspectivas para a adoção de uma nova política de proteção ao nosso acervo histórico que possibilite a construção de uma memória plural.
Nessa perspectiva, o patrimônio histórico-cultural se reveste de grande importância para o país por lidar com o substrato da memória, que, por sua vez, constitui elemento essencial para a construção da cidadania cultural.
Por fim, temos agradecimentos para nossos colaboradores: Adriano da Silva Sousa, Cícero Arlindo dos Santos, Gislayne Ronize Ribeiro Bezerra, Janileide Bandeira Pereira, José Marcos da Costa Oliveira e Sandra Maria Araújo, Acadêmicos do Curso de História, VI Semestre – Noite, da Universidade Regional do Cariri – URCA que se empenharam na realização desse projeto.